domingo, 12 de janeiro de 2014

Benfica homenageia Eusébio com vitória sobre o Porto e vira líder

O Benfica não podia perder o clássico diante do Porto, no Estádio da Luz, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Português. Não devia perder. Não merecia perder. E quiseram os Deuses do futebol que esta tragédia não acontecesse.

Mais do que a liderança da competição, a vitória dos Encarnados por 2 a 0, neste domingo (12), representou uma homenagem ao eterno ídolo Eusébio, falecido aos 71 anos, há exatos sete dias.

A partida em Lisboa também foi a primeira disputada pelo time da casa desde a morte do Pantera Negra, um dos maiores jogadores portugueses e benfiquistas da história.

Por conta destas circunstâncias, o tributo ao ex-futebolista não ficou restrito ao minuto de silêncio e ao nome dele estampado na camisa dos atletas alvirrubros.

Antes do apito inicial, diversas faixas dedicadas a Eusébio enfeitavam o Estádio da Luz, assim como o mosaico dos torcedores. A festa aos poucos tomava contornos emocionantes. Veja como ficou o cenário virtual em uma apresentação 3D AQUI!

No total, 62.508 adeptos assistiram ao duelo em Lisboa, incluindo o zagueiro brasileiro David Luiz, que defendeu o clube da capital lusitana entre 2007 e 2011.


"Eusébio sempre", diz faixa à esquerda

Aproveitando a atmosfera positiva, o Benfica pressionou o rival e abriu o placar aos 13 minutos, quando o espanhol Rodrigo chutou forte contra a meta do brasileiro Hélton.

O segundo gol saiu logo após o intervalo. Depois de cobrança de escanteio, Ezequiel Garay levou a melhor sobre a marcação e cabeceou firme para ampliar o marcador.

Com o resultado parcial, o jogo ficou mais intenso e pegado. Na mesma medida, as discussões com o juiz e as entradas se tornaram mais quentes. Afinal, um clássico é sempre um clássico. "E vice-versa", acrescentaria Jardel.

Para piorar a situação dos visitantes, o lateral Danilo (ex-Santos) recebeu o segundo amarelo ao simular um pênalti e deixou o Porto com 10 homens em campo. A 15 minutos do fim, já não seria possível evitar a derrota.

Agora, o Benfica chega aos 36 pontos e assume a ponta do campeonato à frente do Sporting (34) e do próprio Porto (33). Quem sabe este não é o primeiro passo, o fôlego necessário para impedir o tetracampeonato consecutivo dos portistas na Liga?

Se continuarem a jogar por Eusébio, não creio que a façanha seja impossível. E esta seria a melhor maneira de honrar a memória do eterno Pantera.

Benfica jogou clássico com 11 "Eusébios"

Nenhum comentário:

Postar um comentário